starway 2

O falso pacto do Led Zepellin com o demônio ou de como o cérebro trapaceia nossos sentidos

Simon Singh  é autor, jornalista e produtor de TV especializado em ciências e matemática. E acima de tudo um questionador.

Neste vídeo de uma forma pitoresca, ele nos mostra como o cérebro anseia por preencher lacunas e tornar um conteúdo bizarro em algo  compreensível, mesmo que  isto tenha que ser feito em cima de dados falsos e ideias pré concebidas.

Ele toca uma música muito conhecida do Led Zepellin, “Starway to heaven”, de trás para frente e questiona a pláteia sobre a possibilidade de ter reconhecido algumas palavras e frases. Quase ninguém reconhece o conteúdo, parece mais uma voz embolada.  Volta a apresentar a música, novamente de trás pra frente ,  agora com um texto em que se pode ler as frases que estão  sendo ouvidas. E incrivelmente vamos ouvindo o que certamente não está lá.

O video está em inglês, mas com esta pequena orientação todo mundo vai entender o significado do experimento.

Por conta disso, podemos deduzir a série de vieses e distorções produzidos  pelos cientistas  que ao fazer  uma pesquisa,  já supõe certos resultados e  portanto vão ver ou ouvir efeitos  que se encaixem no  perfil concebido  e atendam as expectativas previamente estabelecidas.

 

para quem, como eu, ficou com saudades da música

Comentários