IMG_2441

O joelho e o milho e as provocações e penitências de Maurizio Cattlelan

“Aclamado como provocador, brincalhão, e um poeta trágico dos nossos tempos,o italiano Maurizio Cattelan criou algumas das imagens mais marcantes da arte contemporânea recente.  Seu material de trabalho  varia amplamente: da cultura popular, história e religião à uma meditação sobre o ser que é ao mesmo tempo bem-humorada e profunda.  Trabalhando em uma veia que pode ser descrito como hiper-realista, Cattelan cria esculturas  que revelam as contradições no cerne da sociedade de hoje.  Embora ousado e irreverente, o trabalho também é muito sério em sua crítica mordaz de autoridade e abuso de poder.

 

Os gestos audaciosos e desrespeitosos  de Cattelan , por vezes, assumiram o  roubo como   atividade criativa,  mesmo a abertamente criminosa. Para uma exposição na Appel s em Amsterdã, ele roubou todo o conteúdo de outro  artista de uma galeria próxima, com a idéia de passá-lo como seu próprio trabalho. A polícia insistiu  para que ele retornasse o saque, ameaçando-o   de prisão.”

another fucking readymade

 

Outros trabalhos polêmicos de Cattlelan passam pela crucificação de um galerista com fita metálica,

Um Hitler penitente

o papa atingido por um meteóro

la nona ora

 

e a morte.

Suas obras se encontram nas mais famosas  galerias de arte ao redor do mundo  e ele  teve um destaque no pavilhão da Itália na Bienal de Veneza de 2011.

 

fonte: www.guggenheim.org/all

Comentários