caio iemen1 (2)

A BOLA DA VEZ por Caio Vilela

Sou fotografo, jornalista e geográfo e nos últimos dez anos viajei pelos quatro cantos do planeta
produzindo
reportagens para diversos jornais e revistas nacionais e internacionais. Aproveitei cada uma dessas vivências para fotografar flagrantes de peladas em 50 países diferentes.

Neste projeto entitulado “A bola da vez”, retratei  uma reunião de histórias e imagens nas ruas e estádios de
cidades e lugares improváveis no Iêmen, Mianmar, Palestina, Jordânia, Egito, Brasil, Equador, EUA, Antártida entre outros, mostrando que a paixão pelo futebol é capaz de unir todos os povos.

 

 

Para mim, o futebol é idioma universal, uma força de integração entre os povos,  religião para alguns, lazer para outros.
Incluo aqui o comentário que o jornalista e comentarista esportivo Juca Kfouri fez sobre o meu  trabalho :
“Que viagem! Caio Vilela foi passando. Passou por  um, por dois, por três, por quatro, por cinco, por 26!, e marcou um golaço. Ao vivo e em cores.  Vinte e seis partes diferentes do mundo! Tão diferentes como os  Estados Unidos e a China, mas tão iguais quando em torno de uma  bola de futebol.
Pelas esquinas
do mundo, o fotógrafo foi  registrando cenas improváveis, por mais prováveisque sejam as cenas que só o futebol proporciona. Brasil e Argentina. Vietnã e Camboja. Nepal e Nova Zelândia. África do Sul,  é claro, o país da  próxima Copa, e Uruguai, o da primeira.  Se é um perna de pau confesso com a bola nos pés, o artista vira craque com uma câmera nas mãos. E compartilha generosamente com você aquilo que registrou com raro talento e sensibilidade, cada página uma surpresa, cada cenário um gol de placa. Ora, por que  perder tempo com palavras? As imagens, as imagens que vêm  aí valem mais, muito mais que…”

Caio Vilela nascido em São Paulo pouco antes da Copa de 1970, é  fotógrafo, jornalista e colaborador de diversos veículos de mídia no Brasil e no  exterior. Produziu reportagens em mais de 60 países em todos os continentes, inclusive na Antártida, para a Folha de S.Paulo, Rolling Stone, Playboy, Elle, TAM nas Nuvens, Superinteressante, Viagem & Turismo, Horizonte Geográfico, Vida Simples, Jornal da Tarde e outras publicações.Graduado em Geografia pela USP, iniciou carreira como guia de ecoturismo conduzindo grupos de estudantes e turistas no Pantanal, Amazônia, Rio de Janeiro, Ilha do Cardoso, Parati, PETAR, cidades históricas de Minas Gerais e em roteiros internacionais nos EUA, Espanha, Peru, Argentina, África do Sul e
Nepal.
Começou a publicar suas reportagens exclusivas de viagens em 1995  no Jornal da Tarde e hoje mantém regularmente um videocast de viagens na  Folha.com. Peladas: Futebol sem Fronteiras é o seu projeto autoral focado em  futebol de rua e na paixão pelo esporte ao redor do  mundo.
http://caiovilela.com.br/peladas-media.php?l=ptBR
caiovilela.com.br

Comentários