gui - o outro - banner

WELCOME HOME por Gui Mohallem

Welcome home é um retorno à casa. Em uma fazenda no interior dos EUA, um grupo se reúne para celebrar o Beltane, festividade entre o equinócio da primavera e o solstício de verão

Em tudo o festival remete aos silenciosos ciclos naturais, desde o momento obscuro das sementes até a nova floração. Este é o lugar em que se festeja; é daí que vêm essas imagens.

O fotógrafo se põe no meio da entrega sensual, da partilha da comida; se põe ali, com passos de libélula, contemplando a celebração (e portanto está fora) e participando da sua construção (e portanto está dentro), ao mesmo tempo

É a partir deste ponto intermediário que é possível responder ao medo da aproximação do outro (em direção a ele ou vindo dele); é só a partir desse ponto duplo que a imagem se elabora como pensamento ético e ao mesmo tempo desejoso.

não mimetiza a festa como alguém que se disfarça e se mistura ao exotismo alheio; olha-a de dentro como um dos que festeja, e o faz com a câmera; nada está externo, portanto, nada é invasivo…

texto: Gabriel Bogossian – curador

Gui Mohallem é mineiro de Itajubá, foi educador e colaborador pedagógico de projetos sociais de cinema e educação durante mais de 3 anos .
Em meados de 2007 passou a se dedicar exclusivamente à fotografia e no final de 2008 fez sua primeira exposição individual em Nova York com o Ensaio Para a Loucura.De volta a São Paulo, participou do Paraty em foco 2009 e 2011, e de exposições nas galerias Olido, Babel, Baró Cruz e Emma Thomas. Em 2011  teve duas exposições individuais em São Paulo, uma em Brasília e uma nos EUA. Em junho foi convidado a participar do programa Descubrimientos do Photoespaña e  ganhou o 2º lugar no prêmio Conrado Wessel, o maior do país.Além desenvolver seu trabalho pessoal, ministra workshops e fotografa para empresas e periódicos.
www.guimohallem.com

Comentários