xlarge_saturnto

OS CICLOS SATURNINOS E O REINADO DE URANO por Susie Verde

Saturno é o senhor do tempo e do seu desenrolar cíclico, que envolve a todos, em nossa experiência terrena. Saturno, pai de Urano, de acordo com a lenda mitológica, é um Titã que come seus filhos sem piedade. Sua lei é soberana, na imutabilidade dos desígnios Divinos sobre a pequena vontade humana.
O tempo, assim como Saturno, parece nos engolir em sua vontade unilateral. Queiramos ou não, a existência humana é definida e limitada pela dimensão temporal, desde o dia de nosso nascimento até o momento de nosso desenlace terreno. Carregamos os reflexos de todas as primaveras vividas em nossos corpos e faces, em um processo natural da trajetória humana durante uma vida. Como prêmio, os anos vividos nos oferecem as preciosas chaves para o sábio viver e para a descoberta de níveis de verdade totalmente desconhecidos para o jovem inexperiente.
Como um sábio mestre, Saturno nos ensina a desenvolver nossa capacidade de discernimento e apreciação da vida, a partir de vários ângulos. A maturidade nos revela a certeza de que tudo acontece a seu momento próprio, sem que possamos adicionar um dia sequer às nossas vidas. Por isto, o tempo de Saturno é sagrado, pois nos ajuda a ver aquilo que antes era invisível aos olhos a partir da experiência pessoal através do tempo.
Sob sua influência, somos convidados ao trabalho em direção ao que podemos conquistar e a aceitação daquilo que não podemos   modificar. Os ciclos de tempo saturninos, sempre mais lentos do que gostaríamos, nos ensinam a paciência necessária para que nossos esforços individuais possam gerar frutos de vitória.
A história da cigarra e da formiga é um exemplo clássico do tempo de Saturno, quando nos remonta a questões ligadas ao esforço necessário para que, em tempos de inverno, o bom trabalhador ( Saturno) tenha a casa abastada. Aqui, o tempo é linear e lento, preenchido com trabalho árduo e longo. A lei de Saturno é árdua e severa, não deixando margens para momentos de contemplação não produtiva. A mensagem é que somos vítimas da lei de ação e reação imutável, em um modelo de realidade que exclui completamente o fator mágico ou inusitado.
Entretanto, ao contrário da mensagem restritiva deste conto, há quem diga que a cigarra, na verdade, nunca perdeu tempo explorando sua arte e respondendo ao chamado da sua alma. Nunca saberemos se, de fato, ela passou fome no inverno ou se alguma alma pródiga, que passava na rua no momento certo, a convidou a estrelar um show na Broadway. O que significa, de fato, ganhar ou perder tempo? Como podemos quantificar a relação entre tempo e produtividade?
A verdade é que estamos adentrando, neste momento, um novo paradigma do tempo e da ordem mundial. Neste novo contexto, ao invés do tempo linear, tudo flue de acordo com uma nova lei: a sincronicidade. Acontecimentos se desdobram de maneira espontânea e o ritmo da vida é acelerado. Pessoas ligam, logo após pensarmos nelas e os problemas se resolvem de maneira fantástica, pela metade do tempo que levaríamos para procurar a sua solução. Isto não é apenas uma coincidência!

urano

Estamos entrando no reinado de Urano, ligado ao plano mental superior, aonde a mente adquire um papel de importância extraordinária e o tempo de Saturno passa, em muitos casos, a ter importância relativa. Como continua o mito, Gaia, a mãe de Saturno pede a seu filho  que, num momento de distração do pai, corte os genitais do seu  pai.   Do esperma de Urano  derramado nas águas do mar, nasce Venus, a deusa da beleza.O dualismo entre pai e filho é superado pelo elemento feminino, subjetivo, e, nas águas do inconsciente coletivo, nasce a mais bela das criaturas, Venus.
Este mito parece nos ensinar que, mais do que um fator determinista, a energia do modelo Saturnino é um portal a ser superado, a partir de um novo paradigma de realidade. Neste processo, somos convidados a adotar uma atitude individual e corajosa em direção a nossas próprias verdades, livre do domínio paternalista de Saturno.
Através do novo paradigma do tempo percebemos que os ciclos passados de vida, embora verdadeiros, muitas vezes nos fazem prisioneiros do tempo e de um determinismo restritivo. A onda energética Uraniana nos oferece ferramentas que auxiliam na mudança de percepção do tempo linear, assim como a habilidade de lidar, de maneira criativa, com seus ciclos a partir da perspectiva do eterno presente.
O famoso autor alemão Eckhart Tolle, em seu livro best seller “O Poder do Agora”, divulgado extensivamente pela apresentadora Oprah Winfrey, nos recorda o inestimável valor do momento presente. Ele nos diz: “A mente, para garantir que permanece no poder, procura constantemente encobrir o momento presente com o passado e o futuro e, assim, ao mesmo tempo que a vitalidade e o infinito potencial criativo do Ser, que é inseparável do Agora, começam a ficar encobertos pelo tempo, também a sua verdadeira natureza começa a ficar encoberta pela mente.”
A partir desta perspectiva, somos convidados a trazer o poder de nossa consciência para o único ponto realmente existente no Universo- o Eterno Agora. Urano nos traz a capacidade de nos posicionarmos de maneira dinâmica neste ponto de consciência, que nos permite perceber a vida com mais fluidez e força. Assim, a cada dia, vivemos a Eternidade, assumindo posturas cada vez mais alinhadas com a última versão de nós mesmos.
Saturno e Urano sempre existirão como em um eterno romance entre o velho e o novo, entre o rápido e o lento, entre o pai e o filho rebelde. Longe de nos prender a modelos obsoletos, o tempo Saturnino nos acondiciona e nos oferece a sensação de pertencermos a algo maior do que nós mesmos- a tradição de nossas raízes. Se elas forem bem plantadas e sólidas, estaremos prontos para os ventos uranianos do Novo Tempo, que com sua rapidez, nos oferece a oportunidade do recomeço a cada novo ciclo e cada amanhecer.

 

Susie Verde é astróloga profissional há mais de 20 anos, membra da associações britânica e americana de astrologia, e do Sinarj, Sindicato dos Astrólogos do Rio de Janeiro. Susie é palestrante internacional, tendo apresentado trabalhos de astrologia em conferências na Europa, Estados Unidos e Australia. Atualmente, oferece atendimentos via Skype para clientes de vários países a partir de sua casa, em Boulder, Estados Unidos, e está trabalhando em seu primeiro livro a respeito de Fé, Cura e Ciclos de Vida. Seu e-mail para
contato é [email protected].

Comentários