Glide church by Andrew Turner

SÓ A ALEGRIA ME SALVA por Elza Tamas

Domingo de manhã em São Francisco, cruzamento da Ellis com a Taylor St:  carros em fila dupla, homens com coletes fluorescentes tentando organizar o trânsito local  e gente pra todo lado.

Quando entramos restavam poucos lugares. E  aí descobrimos o que tornava aquela celebração matinal tão especial e concorrida. O reverendo  nos saudou com um caudaloso Good  Morning!, enquanto na tela branca sobre o palco, um power point  escorregava os  ditames locais:   você é  bem vindo, não nos  importa no que  você acredita, nem se você acredita, seja ecológico, cuide do seu ambiente, do outro, de si mesmo, cante, dance, celebre  a vida, vamos rir juntos; faça sexo de boa qualidade e se proteja.  Escute o outro, você tem valor, você não precisa mudar nada em si mesmo para estar aqui. Sua presença faz diferença para nós. Ai, meu Deus, como é bom me sentir aceita! Um coral Gospel com trinados jazzísticos fez meu coração se desmanchar em inglês e  minha alma  Aretha Franklin, sempre telúrica,  pulou, dançou, cantou. Só a alegria me salva.
Confesso que pensei em me converter, mas essa não é a ideia deles .  Ouvimos depoimentos humanos e não divinos, um judeu, um morador de rua, e ao final Eric, um gay muito engraçado desfilou pelo  palco anunciando as aulas de passarela, que começariam  na semana seguinte, dirigidas por ele, ali, naquele espaço cheio de sincretismo e esperança. Para terminar, no andar de baixo, um bolo de chocolate dos bons, com café americano (nem tudo é perfeito), compartilhado entre pessoas de todos os tipos de prateleiras. Por todos os lados, olhos macios viam de um jeito novo rostos antigos, e o outro se apresentava como uma curiosa fronteira a ser transposta. Promover uma grande abertura destas não é das coisas mais fáceis, mas sustentar é ainda mais difícil. Talvez por isso eles se encontrem uma vez por semana,  aos domingos.

Aqui dou  serviço todo para quem for. Vale a pena conhecer um espaço que ofereça tanto  prazer com tão pouca proibição.

http://www.glide.org/page.aspx?pid=406

foto banner: Andrew Turner

 

 

Elza Tamas é psicologa e escritora . Idealizou e desenvolve este site.

 

Comentários