Jogo-do-Bicho1

O JOGO DO BICHO

 

Em 1892, o barão João Batista Viana Drummond, fundador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, criou a loteria do bicho . Sua intenção era  atrair mais gente para o zôo,  já que o  governo havia feito um corte nas verbas e ele não tinha como manter o local. Mandou imprimir o desenho de 25 bichos nos ingressos, e  às 5 da tarde, sorteava um deles. Quem tivesse a figura do bicho sorteado ganhava 20 vezes o valor da entrada.
“No início, todo visitante do zôo recebia um bilhete com a imagem de um bicho. Mas, a partir de 1894, cada um podia comprar quantos bilhetes quisesse. Daquele ano em diante, o jogo do bicho deixou de ser um simples sorteio e se transformou em um jogo de azar”, afirma a roteirista de cinema Elena Soárez, autora de uma tese de mestrado sobre o assunto.
Para combater as apostas, que se tornaram uma mania em toda a cidade, a Prefeitura impediu o sorteio em 1895. Mas  em vez de enfraquecer a jogatina, a proibição fortaleceu os bicheiros. Se antes eles compravam os ingressos no zôo e os revendiam pela cidade, a partir daquele momento eles se juntaram para realizar o sorteio por conta própria. Nem a ameaça de cadeia para os bicheiros com a criminalização do jogo, em 1946, conseguiu segurar a jogatina.

Àquela altura, o bicho já era uma mania instalada no imaginário popular, apoiado em uma rede de relações pessoais e no infalível “jeitinho brasileiro” para driblar a repressão. Mesmo proibido, o bicho continua até hoje com três sorteios diários.

Por causa da repressão, o resultado do bicho é divulgado de maneira disfarçada, para não chamar a atenção da polícia. Um dos costumes é anunciar os animais sorteados em classificados ou em rádios clandestinas. No entanto, na internet existem sites especializados na divulgação do resultado do  jogo do bicho e até no Twitter.

Quem estuda o jogo garante: a possibilidade de associar os bichos com o dia-a-dia e até com os sonhos foi fundamental para fixar o jogo no imaginário popular. Para os apostadores, tudo é motivo para um palpite. Foi traído por um amigo falso? Jogue no urso. Sonhou com fuga ou perseguição? Aposte no cachorro. Foi roubado? Crave no gato, pois o felino representa o ladrão. Na sabedoria das ruas, as combinações são infinitas…

 

 

Esse texto foi reproduzido parcilamente do site

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-origem-do-jogo-do-bicho

Comentários